Cordoalhas são cabos também produzidos de arame de aço e muitas vezes confundidas com o cabo de aço propriamente dito, porém, possuem uma grande diferença: são produzidas com arames de aço mais densos e com menos “fios” do que os cabos de aço.
Seu uso é recomendado para concreto de protensão. O concreto de protensão é feito com cordoalhas de aço que foram submetidas a um esforço máximo para só então receberem o concreto que formará as estruturas. Este tratamento aumenta a resistência e ao mesmo tempo garante leveza arquitetônica.
Outra opção de cordoalha de aço são as cordoalhas engraxadas. Este tipo de fio é fabricado num processo contínuo, em que a cordoalha de aço é revestida por polietileno de alta densidade, aplicado diretamente sobre a cordoalha já engraxada.Podem ser usadas em lajes, pisos industriais e radiers protendidos.
Mas qual a diferença entre uma cordoalha de aço e um cabo de aço?
As diferenças entre um cabo e uma cordoalha de aço são algumas, principalmente tratamento térmico e químico dos arames e da máquina de origem. A cordoalha de aço é produzida com arames de aço mais densos e com menos fios do que os cabos de aço.
Estes fios que compõem a cordoalha de aço são torcidos como uma hélice. Já os cabos de aço são formados por dois ou mais fios enrolados lado a lado e ligados, ou torcidos ou entrançados, formando um único conjunto.
Alguns exemplos de obras que têm a estrutura com cordoalha de aço:
Ponte Rio-Niterói, construída com a montagem de aduelas, pequenos trechos de estrutura encaixados uns aos outros. A fixação dessas estruturas foi realizada por meio de cabos de protensão, sendo que cada aduela pesa 110 toneladas, tem 4,8 metros de comprimento e 12,7 metros de largura.
Museu de Arte Contemporânea do Rio de Janeiro, foi construído com concreto protendido. O salão central do Museu possui uma área de 470 metros quadrados sem nenhum pilar.
Vigas de concreto protendido trabalham com balanços de até 11 metros nessa estrutura e vigas radiais, também feitas desse material, que sustentam toda a superestrutura do Museu se apoiando em um único pilar central.
Palácio Tiradentes, Cidade Administrativa de Minas Gerais, é o maior prédio de concreto protendido suspenso do mundo. Sede do Governo do Estado de Minas Gerais desde 2010, o prédio não possui pilares e é todo sustentado por tirantes metálicos protendidos, sustentados por um pórtico com quatro apoios no solo.